Apresentação sobre a Tuberculose
Apresentação sobre a Tuberculose
Guião:
O que é?
A tuberculose - chamada antigamente de "peste cinzenta", é uma das doenças infeciosas mais antigas e que continua a atingir muitas pessoas na atualidade.
É causada pelo bacilo de koch uma bactéria que se acredita ter evoluído há 50.000 anos, a partir de outras bactérias do gênero Mycobacterium.
A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente da doença. Porém, o bacilo da tuberculose pode afetar também outras áreas do nosso organismo, como, por exemplo, laringe, os ossos e as articulações, a pele, os gânglios linfáticos, os intestinos, os rins e o sistema nervoso.
Júlio Dinis e Cesário Verde são alguns dos nomes conhecidos que foram afetados por esta doença.
Change Slide
Sintomas
Os sintomas mais comuns de uma pessoa infetada são: tosse com secreção, febre , suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço e dores musculares. Em casos mais graves pode ainda causar dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acumulação de secreção na pleura pulmonar.
Relacionar com Maria em Frei Luís de Sousa
Change Slide
Contágio
A tuberculose propaga-se pelo ar quando pessoas com tuberculose infeciosa tossem ou espirram. Contactos próximos têm alto risco de se infetarem. No entanto a transmissão ocorre apenas a partir de pessoas com tuberculose infeciosa ativa.
Change Slide
Diagnóstico
De forma a diagnosticar uma possível infeção de Tuberculose pode-se recorrer a:
-Uma baciloscopia: é um exame à expetoração do paciente;
-Um exame físico: procurar sintomas da doença;
-Uma radiografia do tórax pois as pessoas com Tuberculose apresentam nódulos na zona dos pulmões;
-Prova Tuberculínica: o médico injeta uma pequena quantidade de líquido (0,1 ml) contendo uma proteína extraída de bactérias da tuberculose (mortas) na parte mais superficial da pele do antebraço. Se nas 48 a 72 horas seguintes se formar uma elevação e dureza na zona da pele injetada a pessoa tem