Marcadores Moleculares
Na aula do dia 29/10/13 foi realizado e observado alguns experimentos, onde as técnicas estudadas em aulas teóricas foram colocadas em pratica. No laboratório observamos as principais diferenças em célula vegetal da cebola, em célula da mucosa da bochecha e também a divisão mitótica na raiz da cebola.
1- CÉLULA DA MUCOSA DA BOCHECHA
Nesse procedimento foi utilizado um palito de dente para retirar células encontradas na porção interna da bochecha, em seguida foi pego o palito para que o mesmo fosse esfregado na mucosa e imediatamente transferido para a lâmina de vidro. Ainda sobre a lâmina, foi colocado duas gotas de azul de metileno e para finalizar foi utilizada uma lamínula sobre a superfície da lâmina de vidro. Logo após a lâmina foi inserida no microscópio para a visualização das células nos aumentos de 100x e 400x.
Imagem 1: Células da mucosa da bochecha esboçada a mão.
Fotografia 1: Células da mucosa visto no microscópio com escala de 400x.
2- CÉLULA VEGETAL
Nesse experimento foi utilizada uma lâmina e uma película de cebola. Sobre a lâmina coloca-se a película e em seguida adiciona-se de duas a três gotas de azul de metileno, depois se posiciona uma lamínula sobre a lâmina de vidro. Com o material pronto, foi visualizado no microscópio o formato e a organização das células vegetal.
Imagem 2: Células Vegetal da cebola em diferentes escalas, a da esquerda com 100x e a da direita com 400x.
Fotografia 2: Célula vegetal da cebola vista do microscópio com escala de 100x.
03- OBSERVAÇÃO DE MITOSE EM RAIZ DE CEBOLA
Todo o processo desse experimento já estava pronto e posicionado no microscópio. Foram observadas as diferentes fases da divisão mitótica, como interfase, prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Imagem 3: Esboço das fases da mitose nas células de raiz de cebola, contendo Interfase, Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.
Fotografia 3: Foto tirada pelo