marcador e separador de peças
1. Introdução
Neste trabalho, será apresentado o projeto e a execução de um marcador e identificador de peças. Tal projeto é constituído por um conjunto de materiais como madeira, mesa, metais, plásticos, tubos, cilindros, sensores e damper que serão controlados por CLP (Controlador Lógico Programável). A marcação e identificação das peças são necessárias em todos os ramos industriais, pois se destacam pela sua velocidade e facilidade de uso.
2. Justificativa
O principal motivo para a escolha deste tema é ressaltar a importância da automação industrial, que está tendo um grande avanço nos últimos tempos, pois substitui a mão de obra por máquinas que conseguem fazer melhor e mais rapidamente seu trabalho através do controlador lógico programável (CLP) e equipamentos automatizados para que haja alta precisão, qualidade, rapidez e baixo custo na indústria.
3. Objetivo Geral
Mostrar que o marcador e identificador de peças podem ser produtivos na indústria, pois é um meio simples e prático para ser utilizado, fazendo com que a mesma tenha facilidade de marcação e identificação das peças a serem utilizadas.
3.1 Objetivo Específico
• Alta precisão
• Rapidez na marcação e identificação
• Marcação duradoura
• Qualidade
• Menor tempo de execução
• Maior funcionalidade com cilindros e sensores
4. Resultados Esperados
Espera-se com o resultado desse trabalho encontrar soluções e rapidez para o processo industrial no desenvolvimento de equipamentos automatizados. Deseja-se marcar a peça com um cilindro e identificá-la usando dois sensores: indutivo (identificação de metais) e capacitivo (identificação de plásticos). Não identificando a peça, haverá outro sensor óptico que dará o comando para o damper abrir