Maquinas Termicas
Dispositivos que transformam energia térmica em trabalho.
INVENÇÃO E EVOLUÇÃO:
- O primeiro dispositivo que usava esse princípio foi a máquina de Herón, no século I d.C.
- Em 1698, Thomas Savery criou a primeira com utilidade prática, que era usada para retirar água das minas.
- Por volta de 1712, essa máquina de Savery foi aperfeiçoada por Thomas Newcomen e passou a ser utilizada também para elevar cargas.
- Em 1763, uma grande contribuição para a Revolução Industrial aconteceu, quando James Watt, criou uma máquina que tinha maior eficiência do que as que eram utilizadas. Assim, elas passaram a ser utilizadas na indústria e em larga escala.
- Em 1904 que as máquinas a vapor passaram a ser utilizadas para locomoção. Depois da locomotiva, vieram os carros, o primeiro foi produzido em 1885 e possuía motor a gasolina.
PRINCÍPIOS FÍSICOS DE FUNCIONAMENTO:
São maquinas que funcionam em ciclos, capazes de realizar trabalho a partir da variação de temperatura entre duas fontes. Uma fonte quente que é de onde recebem calor e uma fonte fria que é para onde o calor que foi rejeitado é direcionado.
Uma máquina térmica tem maior eficiência quando ela transforma mais calor em trabalho. É importante lembrar que não existe maquina térmica com rendimento perfeito, isso é, o rendimento é sempre inferior a 100%.
Com base nesses conceitos, podemos dizer que máquina térmica nada mais é do que um mecanismo que faz proveito do calor para realizar trabalho mecânico ou converter trabalho em calor.
EXEMPLOS DE MÁQUINAS TÉRMICAS EXISTENTES:
Locomotiva e navios a vapor, motores a gasolina, turbinas a vapor e geradores eólicos.
Hoje em dia temos diversos equipamentos que utilizam como princípio básico a máquina térmica, embora sejam mais aperfeiçoados. Por exemplo, a turbina de um avião a jato e o ar condicionado.
http://www.brasilescola.com/fisica/historia-das-maquinas-termicas.htm
http://www.mundoeducacao.com/fisica/maquinas-termicas.htm