Maquinas termicas
Ele construiu um dispositivo com uma esfera de metal com dois furos por onde saia o ar quente (vapor) que vinha do aquecimento da agua. Para a física moderna esse dispositivo é considerado uma maquina térmica sim, pois ela tem capacidade de transformar o calor (energia térmica) em trabalho mecânico, mas não foi utilizado para grandes quantidades de energia mecânica. Thomas Savery criou a primeira com utilidade prática em 1698, que servia para retirar água das minas. Essa máquina de Thomas Savery foi melhorada por Thomas Newcomen em 1712 e passou a ser usada também para elevar cargas. No século IIX foram construídas as primeiras maquinas térmicas capazes de produzir trabalhos em grande escala, ou seja, industriais. Mas consumiam grande quantidade de combustível para fazer um trabalho relativamente pequeno.
Em 1770, o inventor James Watt apresentou um modelo de maquina que substituiu as outras por ser mais eficiente e foi usada nos moinhos e no acionamento de bombas d’agua, anteriormente sendo aplicadas nas locomotivas e barcos a vapor. Em 1904 as máquinas a vapor começaram a ser utilizadas para locomoção. A locomotiva a vapor, construída por Richard Trevithick, transportava 450 pessoas em uma velocidade de 24 km/h. Depois da locomotiva, os carros vieram, 1885 foi produzido o primeiro carro por Karl Benz, e tinha motor a gasolina. As maquinas na Revolução Industrial substituíram varias ferramentas e funções que alguns operários tinham.
A Locomotiva a vapor é uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor que compõe-se de três partes principais: acaldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria, carregando a construção. O vagão-reboque (também chamado "tender") de uma locomotiva a vapor transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da