maquinas de injeção
A unidade de potência, fornece a energia adequada aos diversos actuadores da máquina. Sistema baseado num sistema de pressão óleo-hidraulico, cuja bomba é accionada por um motor eléctrico, ou eventualmente baseado num sistema pneumático.
___________________________________________________________________________
A unidade de injecção promove o transporte, aquecimento, plasticização e homogeneização do material, desde a base da tremonha até ao bico de injecção. Também garante a subsequente injecção e pressurização do fundido.
A unidade de injeção pode ser dividida em dois tipos, o que praticamente define o tipo de máquina injetora: • Máquina tipo pistão.
• Máquina tipo rosca.
Funil de alimentação − É o depósito de material granulado, a ser processado. Sua capacidade depende do tamanho da máquina injetora. Deve ser mantido sempre tampado para evitar que impurezas contaminem o material granulado. Cilindro de aquecimento − Recebe o material plástico no seu interior e transmite-lhe calor, promovendo a plastificação.
Rosca de plastificação − É responsável pela plastificação e homogeneização do material no interior do cilindro. Injeta o material para dentro do molde, e faz a função de um pistão.
Anel de bloqueio − Evita o refluxo de material, no momento da injeção.
Ponta da rosca − Serve como tope para o anel de bloqueio e também facilita a homogeneização da temperatura da massa.
Bico de injeção − Permite a passagem do material do interior do cilindro para o interior do molde, sem que haja contato externo ou perda.
___________________________________________________________
A unidade de fecho assegura a fixação e a movimentação do molde, devendo ser capaz de o manter fechado durante as fases de injecção e de pressurização. Integra também os dispositivos necessários à extracção das moldações. Construtivamente, corresponde a uma prensa que terá de