MAQUINA
Introdução
A Máquina de Atwood é um sistema formado por duas massas acopladas num fio inextensível e de massa desprezível, que percorre uma roldana ideal. Este sistema, inventado por George Atwood no século XVIII, tem por objetivo verificar as Leis de Newton, bem como determinar a aceleração de um móvel.
Objetivo
O experimento tem como principal objetivo determinar a relação existente entre as massas na máquina de Atwood e a aceleração do sistema
Procedimento Experimental
Materiais
Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de ensino do Departamento de Física da UFPI, foram utilizados neste experimento:
1 PC Windows
2 Interface Universal Lab
3 Fotodetector Vernier com polia sem atrito
4 Conjunto de massas
5 Barbante
Procedimento Experimental
Montou-se a máquina de Atwood, que consiste em dois corpos de massa m1 e m2 presos a um fio ideal (massa desprezível e indeformável) que passa por uma roldana ideal (massa e atrito desprezível). Conectou-se o fotodetector com a polia ao computador, abriu-se o arquivo ''10 Atwood Machine'' da pasta ''Physics with computers'', onde surgiu um gráfico de velocidade em função do tempo.
Parte A: Mantendo a massa total constante
Primeiro considerou-se m1 = m2 = 200g, depois com esses corpos devidamente postos no sistema, moveu-se uma determinada massa de m2 para m1, posicionou-se m1 mais alto que m2 e liberou-as, logo em seguida clicou-se em ''collect'' para começar a coleta de dados. Instantaneamente surgiu no programa uma gráfico da velocidade contra o tempo. Anotou-se os dados da massa m1 e m2, assim como a aceleração e a variação da massa na tabela correspondente. Repetiu-se o mesmo processo por diversas vezes variando em cada procedimento a massa de m1 e m2 em 5g, onde após cada processo tirava-se 5g de m2 e colocava-se em m1, mantendo assim a massa total constante e variando apenas a massa de m1 e m2.
Parte B: Mantendo a diferença de massa constante
Nesta parte