maquiavel o principe
Niccoló Machiavelli nasceu em florença a 3 de maio de 1649.
Sua família, cuja origemremota ao Xll século, era uma antiga família da Toscana e que pertencia ao partido guelfo ou pontifical.
Os Machiavelli tinham abandonado Florença em 1260,depois da derrota de Montaperti;mas voltaram mais tarde e participaram largamente dos cargos públicos, num período de mais de três séculos.
O pai de Niccoló, Bernardo Machiavelli, era jurisconsulto e tesoureiro da Marca de Ancona. Sua mãe,Bartolomeia Nelli, de origem antiga também, ligava-se ás mais ilustre famíliasde Florença.Mas a fortuna dos dois não correspondia á antiguidade da sua raça.
Mas tarde, tinha ele vinte e nove anos completos, Machiavelli foi nomeado chanceler na segunda chancelaria e, enfim secretário dos dez magistrados da liberdade e da paz, ofício que constituía o governo da república. Oculpoueste posto durante catorze anos e cinco meses, e nesse espaço de tempo lhe foram confiadas vinte e três legações no exterior.
Das missões de Machiavelli, a mais importante foi sem dúvida a legação junto a César Bórgia (1502). Aceitou ele de mau grado o encargo que o obrigava a mudar a sua modesta vida e a tratar com o duque em nome do govêrno de florença, mas o encontro com o duque Valentino foi importante para o desenvolvimento do seu pensamento, e a legação á Romanha decidiu o seu destino de escritor político.
Com a reintegração dos Medici no govêrno de Florença em 8 de novembro de 1502, Machiavelli foi privado do seu cargo de secretário da Senhoria . Um segundo decreto de 17 do mesmo mês exilou da cidade o ex-secretário. Em 1513 descobria-se em Florença uma conspiraçãopara eliminar o cardeal Giovanni de Medici. Machiavelli foi preso como suspeito e torturado. Beneficiado, pouco depois pela anistia com que Leão X celebrou a inauguração do seu pontificado, ficou, porém por mais um ano exilado nos arredores de Florença.
Orepouso forçado de