enfermagem
Artigos nos mostram a realidade dos hospitais em séculos anteriores, estes eram locais utilizados para os pobres, pois não havia condições para um tratamento adequado em casa nestes hospitais não havia equipamentos nem pessoas especializadas para o atendimento aos doentes, já os ricos se tratavam em suas residências e eram objetos de estudo para o aprendizado do surgimentos de novas doenças. Nesta época Florence Nightingale foi convidada para atuar como enfermeira na Guerra da Criméia, onde ela cuidava os soldados feridos. Nightingale ficou conhecida na história pela sua contribuição a enfermagem, pois ela lutou pelo reconhecimento desta profissão.
Ao passar os anos a imagem do hospital obteve algumas mudanças, uma dela é que o médico teve sua autonomia e a enfermagem foi subdividida em enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem onde cada uma destas foi denominada suas funções. A enfermagem recebeu uma grande responsabilidade desde a realização da supervisão da equipe de enfermagem de uma unidade ou várias ao mesmo tempo, até a realização do processo administrativo. Nenhuma tecnologia pode substituir o trabalho do profissional, pois é responsável pelo cuidado, além de muitas atribuições. Ele fica responsável por inúmeras vidas diariamente, independente de estar prestando assistência direta ao paciente ou não.
O objetivo da atenção de enfermagem é cuidar, oferecer condições para que o paciente consiga enfrentar mudanças no seu cotidiano, além de contribuir para uma transição saudável, considerando-o como um ser integral com múltiplas necessidades e potencialidades.
Uma das funções que é importante para a enfermagem é o cuidado, um cliente quando está hospitalizado encontra –se frágil no entanto é de obrigação do profissional respeitar os direitos e deveres do paciente, além de trata-lo de forma educada, com respeito, sabemos que existe uma sobrecarga de tarefas