Maquiavel - o principe
Tornando despresivel quando passa ser considerado que e tudo considerado .
Volúvel: muda de opinião com facilidade
Leluano: precipitado sem seriedade
Feminado :homem com juto de mulher
Erresoluto :indeciso não resolve essas coisas.
Esse comportamento,deve ser evitado do mesmo modo que um marinheiro foge das pedras ele deve fazer com que suas açoes seja reconhecida como generoso, perigoso e seguro, e quanto as ações particulares dos surditos sua sentença deve ser inrrevogavel de modo que ninguém pense em engana-lo ou faze-lo mudar de idéia. O príncipe que conseguir formar uma opinião de si adquiri uma boa reputação e dificilmente se conspirar contra ele.um príncipe teme duas razoes de ordem interna por parte de seus súditos e outro por partes externas ,por partes dos poderosos se as coisas internas estiverem controlados , os problemas externos não será nenhuma ameaça . devera defender com boas armas e bons aliados sempre terá bom amigos.
O súdito deve temer conspirar conta o príncipe querido pelo povo ,a um príncipe pouco deve se importar com as conspirações, se ele for querido pelo seu povo pois este e seu inimigo e odeia. Deve temer tudo e todos.
Conclusão
Concluo portanto,que um príncipe deve dar pouca importância as conspirações se o povo lhe é benévolo; mas quando ests lhe seja adverso e o tenha em ódio ,deve temer tudo e a todos. Os estados bem organizados e os príncipes hábeis tem com toda a diligencia procurado não desesperar os grandes e satisfazer o povo conservando-o contente,