Maquiavel - Sociedade e Estado
1 INTRODUÇÃO 5
2 PERSONALIDADE DE MAQUIAVEL 6
3 A CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE PARA MAQUIAVEL 6
4 O PRÍNCIPE 7
5 A CONCEPÇÃO DE ESTADO PARA MAQUIAVEL 8
6 FRASES DE MAQUIAVEL 11
7 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
ANEXO (QUESTÕES) 14
RESUMO
Apresenta a visão do estado no ponto de vista do historiador, diplomata, poeta, músico, filósofo e político italiano. Nicolau Maquiavel, conforme proposto a esta equipe pelo professor Tales Coelho, na disciplina de Ciência Política. O principal objetivo deste é retratar o pensamento de um nos mais importantes teóricos para o estudo da grande máquina do estado.
1 INTRODUÇÃO
Nicolau Maquiavel foi um famoso e importante italiano na época do renascimento que foi um movimento de transição da idade média para um munda totalmente novo. Vindo de família humilde, Nicolau Maquiavel teve uma educação considerada inferior em relação a humanistas de sua época. Durante os séculos XVI e XVII, o seu nome será sinónimo de crueldade, e na Inglaterra o seu nome tornou ainda mais popular o diminutivo Nick para nomear o diabo, não havendo pensador mais odiado nem mais incompreendido do que Maquiavel. A fonte deste engano é o seu mais influente e lido tratado sobre o governo. Na sociedade em que vivemos atualmente o termo “maquiavélico” é comumente usados para indivíduos que praticam atos considerados imorais, atos fraudulentos e etc. De forma erronia, pois o próprio Maquiavel defendia o que se chamava de ética Políticas.
A principal obra de Maquiavel foi escrita em 1513 “O Príncipe” onde ele aconselha governantes como governar e como manter o poder absoluto, já que os pais de Maquiavel eram funcionários públicos por longos anos, ele vivia inteiramente ligado a tal contexto, isso fez com que até hoje seja considerado um dos mais importantes teóricos referente a máquina chamada estado.
2 PERSONALIDADE DE MAQUIAVEL
Nicolau Maquiavel (1469-1527) nasceu em Florença (Itália) de família,