Maq Inducao Reg Permanente
1. Introdução
As máquinas de corrente alternada, em particular as máquinas de indução foram inventadas no século XIX por Nikola Tesla em torno do ano 1880.
O seu
desenvolvimento foi financiado originalmente por George Westinghouse (U.S.A.).
A
evolução foi bastante rápida e logo as máquinas de indução se tornaram o principal tipo de conversor eletromecânico e favoreceu enormemente a proliferação dos sistemas de corrente alternada.
Essa posição de liderança das máquinas de
indução nos mais diversos setores de atividade, particularmente na indústria é mantida ainda hoje e deverá perdurar por bastante tempo.
As máquinas de indução são robustas construtivamente, apresentam elevado rendimento e custo inicial baixo. Sua vida útil é projetada para período em torno de
20 anos, mas se for utilizada dentro das especificações de projeto podem durar muito mais tempo.
As máquinas de indução possuem enrolamentos estatóricos distribuídos e localizados em ranhuras ao longo do perímetro do entreferro de forma que a força magnetomotriz de cada enrolamento é senoidalmente distribuída e se manifesta principalmente no entreferro.
A combinação das forças magnetomotrizes das
diferentes fases é tal que produz uma fmm resultante, também senoidalmente distribuída, de amplitude constante e que gira com velocidade constante em relação à superfície do estator.
A velocidade de rotação das fmms e de todas as
quantidades espacialmente distribuidas giram à velocidade síncrona, que é definida pelo número de pólos do estator e a frequência das tensões/correntes da fonte que alimenta o motor. Assim, a máquina de indução alimentada diretamente de uma rede de frequência fixa possui velocidade praticamente constante.
Curso de Pós Graduação em Engenharia Elétrica / UFU
Controle Eletrônico de Motores - Prof. Darizon A. Andrade
A Fig. 01
1
apresenta uma vista esquemática em corte de uma máquina de indução de 4 pólos, indicando a distribuição