mapeamento do campo eletrico
Andres Pereira da Silva, Jéssica Ferreira Cardoso Sobral Pinto, Leticia Mendes Almeida, Tamires Teles Ferro, Weverton Gomes Soares
FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO PAULO pcp7@flacon.ind.br; jessicafcsp@gmail.com; leticia.l.c@hotmail.com; tamirestelesferro74@hotmail.com; weverton.soares@lenc.com.br
Resumo – Este artigo apresenta uma das formas de mapeamento do campo elétrico. Através de revisão teórica e experimentação será possível compreender sua atuação e ocorrências.
I. INTRODUÇÃO
O campo elétrico representa um tema na física de bastante complexidade e entendimento por parte dos alunos, principalmente por ser invisível.
A eletricidade estática, criadora do campo elétrico, já foi bastante estudada por diversos nomes da ciência, como Coulomb e Newton, e as primeiras descobertas datam são creditadas ao matemático grego Tales de Mileto. Seus princípios são largamente utilizados na ciência moderna, aplicados à tecnologia, e presentes no dia a dia de qualquer pessoa.
Este artigo tem como objetivo apresentar formas de quantificar e qualificar as linhas de campo elétrico em todo espaço de distribuição de cargas em equilíbrio eletrostático, além de determinar a constante dielétrica da água, utilizada como meio para o experimento.
II. CAMPO ELÉTRICO
Qualquer matéria é formada por átomos, e estes são ainda compostos por partículas denominadas subatômicas: prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons e neutros formam o núcleo do átomo, enquanto os elétrons permanecem em movimento permanente em volta do núcleo, como um satélite, e somente eles podem ser transferidos de um corpo para outro, através dos chamados processos de eletrização [1].
Um campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por sistemas delas.
Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão. A fórmula para se calcular a intensidade de um campo