Mapeamento de campo elétrico
RESUMO “ABSTRACT”
I. Introdução II. Teoria envolvida - aparecer toda fórmula e técnicas usadas na experiência, com explicação dos porquê dos procedimentos III. Resultados Experimentais IV. Resultados Experimentais X Teoria (abordar resultados de simulação) V. Comentários e conclusões VI. Referências
[1] autor do Livro, “Título do Livro”, Editora do livro, local, ano, páginas
OBJETIVOS
O objetivo desse experimento é de demonstrar visualmente a existência das linhas de força através do mapeamento de campo elétrico gerado pela produção de uma tensão com um gerador de Van der Graaf excitando eletrodos de formatos diferentes, interpretando o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes configuração das linhas de forças entre eletrodos de formatos diferentes e Interpretar o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes. Ulteriormente Identificar e descrever uma blindagem para o campo elétrico.
Fundamentos Teóricos
Gerador de Van de Graff -- no gerador eletrostático, uma correia isolante recebe cargas superficiais que passam a ser transportadas a outro eletrodo, onde são removidas (como uma escada rolante transporta pessoas). Caracterizando-se assim uma corrente elétrica suficiente para gerar uma voltagem elevada por um curto período de tempo. O gerador eletrostático (Van de Graaff), pode ser entendido como uma esfera metálica isolada da terra que é permanentemente carregada (positiva ou negativamente) através desta correia., Por sua vez, esta correia, é carregada pelo atrito entre a polia e a correia (como se alguém continuamente esfregasse um bastão de plástico em um pedaço de feltro e encostasse o bastão na correia). Em pequenos geradores como este, a diferença de potencial é da ordem de KV (Quilovolt), enquanto que nos grandes aceleradores ela pode ultrapassar 10 MV.
Potencial elétrico – superfície