Mapeamento de processos como ferramenta de reestruturação: um estudo de caso do processo da alta hospitalar do hospital universitário de juiz de fora.
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo, estudar a aplicabilidade do mapeamento de processos em um hospital de ensino, no caso, o Hospital Universitário de Juiz de Fora. Como objetivo secundário, este estudo, apresenta aplicações práticas do modelamento de processos, trazendo a aplicação real através do desenho dos fluxogramas dos processos de gestão da instituição.
Palavras chaves: Qualidade, mudanças, organização, globalização, normas.
INTRODUÇÃO
A globalização vem provocando inúmeras modificações na sistemática de gestão de empresas. Tal fenômeno abriu novos mercados e trouxe também novos concorrentes. Para conquistar vantagem competitiva duradoura as empresas estão tendo que desenvolver novos processos, fazendo uso de ferramentas da engenharia de produção, para alcançar melhorias gerenciais desejadas. Na área da saúde isso também ocorre com a mesma frequência que ocorre com as empresas privadas, necessitando assim desenvolver diversos atributos de competitividade. Esta é uma atitude positiva por parte das organizações que tem procurado trabalhar num processo de atualização e inovação permanente. Entretanto, é necessário que se faça um planejamento adequado para tentar descobrir possíveis falhas e erros inerentes aos seus processos. O trabalho em conjunto permite levantar informações pertinentes ao desenvolvimento eficaz e realizar os ajustes necessários.
1 A visão de processos segundo a Administração
A Administração Científica teve como o seu principal expoente Frederick W. Taylor, esse foi o primeiro homem a questionar e entender como o trabalho era feito e desenvolvido no