mapa
Mapeamento Geológico
Mapa Geológico de Minas Gerais
Projeto Alto Paranaíba
Programa de mapeamento Geológico
Projetos Específicos
Mapeamento Geológico
As Minas que Minas tem
O Mapa Geológico de Minas Gerais concentra informações das mais completas e precisas cartografia geológica já produzida sobre Minas Gerais. Além de facilitar a pesquisa mineral, o Mapa Geológico ajuda a identificar as melhores oportunidades de negócios. Ele possui escala 1:1.000.000.000. Em 2012 será lançado o novo mapa em shp.
A Codemig também realizou o mapeamento geológico em escala 1:100.000 de cinco regiões do Estado: Espinhaço, Leste, São Francisco, Sul de Minas e Alto Paranaíba (este último, o mais novo lançamento) . Mediante investimentos na pesquisa geológica, o Governo de Minas Gerais tem conseguido promover a redução do risco em projetos de mineração. Esse tem sido o grande diferencial do Estado, que assim garante um maior fluxo de investimentos e, conseqüentemente, amplia a probabilidade de sucesso dos empreendimentos mineiros.
Também a conclusão do projeto “Geologia do Quadrilátero Ferrífero – Integração e Correção Cartográfica em SIG” torna mais viável a possibilidade de descoberta de novas jazidas minerais no Quadrilátero Ferrífero, região localizada na área central de Minas Gerais. i viabilizado através de um Convênio entre o Governo do Estado de Minas Gerais (através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da COMIG) e o Governo Federal, por meio da CPRM - Serviço Geológico do Brasil, à qual coube a execução e o gerenciamento técnico e administrativo.
As folhas mapeadas são: Águas Formosas, Ataléia, Cândido Sales, Caratinga, Carlos Chagas, Conselheiro Pena, Cordeiros, Coronel Fabriciano, Curral de Dentro, Dom Cavati, Ecoporanga, Encruzilhada, Governador Valadares, Ipanema, Ipatinga, Itabirinha, Itambacuri, Itanhomi, Itarantim, Jacinto, Mantena,