mapa de karnaugh
Disciplina: complementos de Física
Professor: Douglas
Assunto: Oscilações
Introdução
Oscilações
Quando o movimento de um corpo descreve uma trajetória, e a partir de um certo instante começa a repetir esta trajetória, dizemos que esse movimento é periódico. O tempo que o corpo gasta para voltar a percorrer os mesmos pontos da trajetória é chamado de período.
No nosso cotidiano existem inúmeros exemplos de movimento periódico, tais como o pêndulo de um relógio ou um sistema massa - mola, quando um desses conjuntos descrevem um vai e vem em torno das suas posições de equilíbrio; Órbita da Lua, exemplo de movimento periódico; O movimento das marés é provocado, principalmente pela atração da gravidade lunar. O movimento das marés é periódico.
O movimento harmônico simples - MHS
O movimento harmônico simples - MHS é movimento periódico, e portanto o objeto passa novamente por uma dada posição depois de um período T . O objeto oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio sob a ação de uma força restauradora cuja intensidade é proporcional à distância do ponto à posição de equilíbrio. Período (T ) é o inverso da a frequência ( f ) de oscilação:
Um exemplo típico de aparato que se movimenta segundo um MHS é sistema massa-mola. Uma mola tem uma de suas extremidades presa em uma parede rígida e a outra extremidade está presa em um corpo que está sobre um superfície sem atrito.
Quando deslocado de sua posição de equilíbrio o corpo começa a oscilar.
À medida que o tempo evolui, o corpo ocupa as diversas posições mostradas na figura à seguir.
Em cada posição ocupada, o corpo terá uma velocidade correspondente, como veremos mais adiante.
Também em cada posição, ele terá uma aceleração correspondente. Tanto a aceleração quanto a velocidade variam à medida que a posição se altera.
O gráfico da posição em função do tempo toma diversas formas quando modificamos a amplitude, frequência ou constante de fase.