Maomé
Palavras chaves: Islamismo e Maomé
Maomé, O mensageiro de Alah é uma produção histórica que tem com tema principal a história do islamismo, produzindo pelo milionário diretor Sírio Moustapha Akkad em 1976. O filme retrata a história do profeta Maomé que nasceu na cidade de Meca (600 depois d.C.). Os produtores honram a tradição islâmica que sustenta personificação do profeta é uma ofensa á espiritualidade da sua mensagem sendo assim a figura de Maomé não foi apresentada nesse filme. Os estudantes e historiadores do islã aprovarão esta super. produção que foi fiel aos princípios do islamismo. Maomé, nasceu na cidade de Meca no ano de 570. Filho de uma família de comerciantes, passou parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferentes culturas e religiões. Aos 40 anos de idade, de acordo com a tradição, recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe transmitiu a existência de um único Deus. A partir deste momento, começa sua fase de pregação da doutrina monoteísta, porém encontra grande resistência e oposição. As tribos árabes seguiam até então uma religião politeísta, com a existência de vários deuses tribais.
Maomé começou a ser perseguido e teve que emigrar para a cidade de Medina no ano de 622. Este acontecimento é conhecido como Hégira e marca o início do calendário muçulmano.
Em Medina, Maomé é bem acolhido e reconhecido como líder religioso. Consegue unificar e estabelecer a paz entre as tribos árabes e implanta a religião monoteísta. Ao retornar para Meca, consegue implantar a religião muçulmana que passa a ser aceita e começa a se expandir pela península Arábica. Reconhecido como líder religioso e profeta, faleceu no ano
___________
Graduado em História na Universidade Estadual do Piauí-UESPI Campos-Barras Rio Marataoan de 632. Porém,