Manutenção predial
A presente obra, destina-se a relatar os passos que culminaram na elaboração de um plano de manutenção preventiva e sua implementação.
O estágio foi realizado no departamento de manutenção do Banco do Brasil de Criciúma-SC. A equipe que compõe o quadro de colaboradores do setor é composta por: bombeiro hidráulico, eletricista, mecânico de manutenção, mecânico de refrigeração, técnico em telefonia, encarregado de manutenção e auxiliar de manutenção. A equipe é composta de sete pessoas. É da oficina, situada no último andar do prédio e equipada com ferramentas convencionais de uso geral em manutenção elétrica, mecânica e civil que os trabalhos são distribuídos entre os colaboradores. O setor é responsável pelo controle do consumo de energia elétrica, implementação de melhorias, acompanhamentos de novas obras e acessória de novos projetos.
No inicio do estágio, ficou evidente a necessidade de criar um instrumento que possibilitasse o monitoramento e a organização das atividades de prevenção realizadas pelo setor. Elaborar um plano de manutenção preventiva para os equipamentos eletromecânicos que sustentam o funcionamento do Banco, foi o tema que deu base para o desenvolvimento do estágio.
Foi elaborado um cronograma que possibilitará a visualização do período em que se intervirá preventivamente em cada equipamento. Esse também permitirá o acompanhamento das ações tomadas, assim como a obtenção de um registro histórico de cada máquina. Por fim, a aplicação dessa forma planejada de manutenção , resultará na diminuição das intervenções corretivas e no conhecimento do estado real de cada equipamento.
Embora não aparente ao público, o maquinário envolvido no funcionamento do estabelecimento é de vital importância para o comércio, visto que proporciona em última instância uma sensação de bem estar e conforto aos consumidores. Garantir seu perfeito funcionamento evitando paradas inesperadas, resultando na satisfação