Manutenção industrial
Departamento de Engenharia Industrial
Dimas Leão Ramos
Maceió, Abril de 2014.
1. Introdução
A industria brasileira vem apresentado uma crescente evolução no que se refere ao crescimento tecnológico e a construção de conhecimento.
Fatores indispensáveis, tendo em vista a tendência de
aumentão da
competitividade internacional neste setor. A evolução da produção industrial tem se amparado em novas tecnologias, estratégias e decisões acertadas.
O planejamento das atividades de manutenção em áreas industrial de obras relacionadas a construção civil, tem que se considerar especificidades e singularidades da organização. De forma que os investimentos sejam feitos no tempo correto e não venham atrapalhar o funcionamento do sistema.
A escolha da concepção de planeamento que esteja devidamente relacionado com as metas, particularidades e objetivos da empresa proporciona resultados com maior eficácia e busca atender as expectativas da manutenção. Qualquer empresa tem como objetivo ter as manutenções estrategicamente projetadas, e com isso, assegurar o as operações e o funcionamento correto das instalações.
As concepções de manutenção proporcionam os diretrizes sob os quais o gestor responsável fixará as atividades de manutenção. A escolha adequada da concepção busca obter o maior desempenho, considerando todos os parâmetros como: requisitos técnicos, fluxo de informações e a inter-relação entre equipamentos relacionados à manutenção.
2. Motivação
O gerenciamento vizando uma maior receita, vantagem competitiva e liderança de mercado, são características próprias dos modelos de produção atuais. Gerando a necessidade que todas as áreas do setor produtivo estejam adequadas à maximização da receita empresarial, considerando fatores como padronização, baixo custo e competitividade.
Na engenharia de manutenção não é suficiente que as pessoas responsáveis pelas