manutenção industrial
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
DISCIPLINA: MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
PROFESSOR: VIRGÍLIO MENDONÇA DA COSTA E SILVA
Alunos: Gabriel Barreto – 10621276
Raimundo Pegado – 11325558
TRABALHO DE APRENDIZAGEM
João Pessoa, Paraíba
24/03/2014
OBJETIVO
Para composição de nota na disciplina de Manutenção Industrial foi pedido para elaborar um plano de manutenção e um banco de falhas para auxiliar no diagnóstico de falhas de órgãos e subsistemas mecânicos e elétricos, com uso de vibrações mecânicas como técnica de manutenção preditiva. Sendo a manutenção preditiva definida como sendo a atuação que é realizada com base em um acompanhamento de condições ou parâmetros de um equipamento ou máquina. Seguimos os 6 itens propostos:
a) Esboço, foto ou catálogo do sistema ou equipamento;
b) Descrição do funcionamento do sistema ou equipamento;
c) Especificação técnica de todos os subsistemas e órgãos mecânicos do sistema ou equipamento, tais como: modelo, fabricante, potencia, velocidade, etc;
d) Especificação de dados de falhas dos subsistemas e órgãos mecânicos do sistema ou equipamento;
e) Cálculos indicadores de manutenção de classe mundial, calculados com base no item anterior;
f) Planejamento e programação das ações de manutenção para período de um ano (52 semanas), ou seja: Elaborar um plano de Manutenção Preventiva.
SISTEMA ESCOLHIDO
Figura 1. Esboço do Sistema
DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA
Redutor de velocidade é um dispositivo mecânico que reduz a velocidade (rotação) de um acionador. Seus principais componentes são basicamente: eixo de entrada e saída, rolamentos, engrenagens e carcaça.
O redutor é utilizado quando é necessária a adequação de rotação do acionador para a rotação requerida no dispositivo a ser acionado. Quando há