Manutenção de motores a diesel
TIPOS DE MANUTENÇÃO CORRETIVA ; PREVENTIVA ; E PREDITIVA. - IDÉIA: COMBINAR A PREVENTIVA E A PREDITIVA NA MANUTENÇÃO DE MOTORES DIESEL, OTIMIZANDO A APLICAÇÃO DE RECURSOS (MÃO-DEOBRA, TEMPO OU DINHEIRO) ESCASSOS.
TIPOS DE MANUTENÇÃO
CORRETIVA: A MÁQUINA FUNCIONA ATÉ QUEBRAR (SISTEMAS COM REDUNDÂNCIA). PREVENTIVA: MANUTENÇÃO REALIZADA A INTERVALOS FIXOS (MAIS USUAL PARA MOTORES DIESEL NO MUNDO INTEIRO). PREDITIVA: MANUTENÇÃO REALIZADA EXATAMENTE QUANDO NECESSÁRIO. PERMITE ECONOMIA SIGNIFICATIVA DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO. APLICAÇÃO AINDA INCIPIENTE NO CASO DOS MOTORES DIESEL.
TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA
INSPEÇÃO VISUAL: USO DO BOROSCÓPIO. ANÁLISE DO ÓLEO LUBRIFICANTE: TAN, TBN, CONCENTRAÇÃO DE PARTÍCULAS METÁLICAS. FALTA DE INFORMAÇÕES. ANÁLISE ACÚSTICA: MEDIÇÃO E PROCESSAMENTO DOS SINAIS ACÚSTICOS DO MOTOR. DIFICULDADES NOS MOTORES DIESEL MARÍTIMOS. ANÁLISE DE VIBRAÇÕES: INTUITIVA. MAIS PODEROSA TÉCNICA PREDITIVA. DIFICULDADES: TRANSIENTES, ATENUAÇÃO.
APLICAÇÃO DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA A MOTORES DIESEL
FABRICANTES DE MOTORES DIESEL: ADOTAM O CONCEITO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA: PLANO DE MANUTENÇÃO. PLANO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA: TRABALHOS DE COMPLEXIDADE CRESCENTE. NECESSIDADE DE MÃO-DEOBRA ESPECIALIZADA. IDÉIA: DECISÕES E AÇÕES QUE AUMENTEM A CONFIABILIDADE DOS MOTORES, COM MANUTENÇÃO PREVENTIVA E RECURSOS ESCASSOS.
TEORIA DA CONFIABILIDADE E A TAXA DE FALHA h(t) h(t) = f(t) / (1- F(t)) (taxa de falha)
Mortalidade Infantil
Falhas por Desgaste Falhas Aleatórias B
A
C t
Curva de taxa de falha com aspecto de “banheira”
TEORIA DA CONFIABILIDADE E A TAXA DE FALHA h(t) = f(t) / (1- F(t)) h(t) DECISÕES RELATIVAS À PARTE “A” DA CURVA: INCREMENTAR OS TESTES DE BANCADA DOS MOTORES DIESEL Mortalidade Infantil Falhas por Desgaste