MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS
• Manutenção Corretiva
Descrição: A manutenção corretiva visa corrigir, restaurar, recuperar a capacidade produtiva de um equipamento ou instalação, que tenha cessado ou diminuído sua capacidade de exercer as funções às quais foi projetado.
Finalidade: Tendo em vista que uma máquina parada compromete toda a produção, a manutenção corretiva é a primeira atitude tomada para que esta produção volte à normalidade. Ou seja, a manutenção corretiva é uma técnica de gerência reativa que espera pela falha da máquina ou equipamento, antes que seja tomada qualquer ação de manutenção.
Aplicação no dia-a-dia: Um exemplo que podemos ter no nosso cotidiano é quando a pessoa não troca a pastilha de freio no período recomendado e corre o risco de faltar freio no carro e a pessoa bater. Então se aciona o profissional de manutenção para "dar um jeito" na situação.
Vantagens: Dependendo do equipamento, às vezes é mais conveniente deixar parar e resolver o problema por atendimento de emergência. Por motivos econômicos vale mais a pena, por exemplo, esperar a correia de uma fresadora romper, caso ela não esteja sendo usada em produção contínua. Esta pode ser chamada também de manutenção corretiva programada. Tudo que é planejado é sempre mais barato, mais seguro e mais rápido.
Desvantagem: É o método mais caro de gerência de manutenção. Além disso, é o método mais caro de gerência de manutenção. Os maiores valores em dinheiro associados com este tipo de gerência de manutenção são: alto custo de estoques de peças sobressalentes, altos custos de trabalho extra, elevado tempo de paralisação da máquina, e baixa disponibilidade de produção. Também gera a diminuição da vida útil das máquinas e das instalações, além de serem necessárias paradas para manutenção em momentos aleatórios, e muitas vezes inoportunos por serem em épocas de ponta de produção, correndo o risco de ter que fazer paradas em períodos de