manutenÇão de equipamentos
EXEMPLO: Quebrou o parafuso de um acoplamento, o serviço de manutenção, simplesmente faz a troca do parafuso, sem se preocupar como as causas e defeitos que ocasionaram a falha.
Esse tipo de manutenção é incorreto e pode resultar em prejuízos econômicos.
Suponhamos que o parafuso não foi feito com aço adequado, nessas condições vai quebrar muitas vezes, retirando o equipamento de operação, causando atrasos na produção.
Suponhamos que haja tranco no acoplamento ou vibração indesejável. Se essas causas não forem pesquisadas, as falhas continuam. Apesar de ser incorreto, este tipo de manutenção é muito praticado, devido a falta de pessoal técnico qualificado. Por razões de ordem econômica, ocorre também este tipo de manutenção. Um equipamento velho, já com sua vida útil vencida está sujeito a grande incidência de manuntenção corretiva. (QUEBROU, CONSERTOU)
Resumo da ópera
Corretiva: também conhecida como "apagar incêndio", na manutenção moderna deve ser evitada a todo, custo ela implica parada do equipamento.
Preventiva: manutenção na qual a intervenção é programada em períodos(semanal, quizenal, mensal, etc.), a idéia é identificar a falha antes que ela ocorra. Tem um problema, qual o período em que se deve intervir, antes que a falha ocorra? um esperto diria poderia se fazer preventiva toda hora, mas isso implica custo, então é neste ponto que entra a próxima manutenção, a preditiva. detectiva é uma atividade (mas não a única) necessária para garantir o bom funcionamento de um equipamento, sua manutenção do ciclo de vida e alto grau de confiabilidade.