Manutenção autônoma
TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
GEM1
Manutenção Autônoma
Plano de Ação para Implantação da Manutenção Autônoma
ROBERTO NUNES SILVA
Prof. MSc. RICARDO LUIZ CIUCCIO
INTRODUÇÃO
O Trabalho apresenta o desenvolvimento de um método para identificação e eliminação de causas de não conformidades em máquinas e produtos de uma indústria metalúrgica.
O objetivo principal é implantar um Plano de Ação capaz de reduzir o número de falhas e os riscos de perdas, definidos após a análise detalhada do problema ao longo do trabalho.
Este tópico tem como objetivo apontar ferramentas teóricas, destacando a relevância de cada uma para o processo de solução de um problema proposto
•
Diagrama de causa-e-efeito: Utiliza-se na busca pela causa raiz após a identificação do problema.
•
Método de análise hierárquica AHP: As falhas descritas nos relatórios de não conformidade apresentados pelos clientes não pertencem a uma única categoria. Para desenvolver uma solução significativa deve-se escolher um tipo específico de defeito que seja mais relevante para a empresa.
•
Método de classificação ABC: Um dos critérios de priorização a ser utilizado no processo de decisão citado anteriormente corresponde ao grau de importância dos clientes no faturamento da empresa.
•
Abordagens para o conceito de qualidade: Os objetivos a serem atingidos para alcançar um alto padrão de qualidade variam de acordo com a abordagem característica da organização A compreensão das diferentes visões para o conceito permite criar uma base para reconhecer aquela que mais se aproxima da situação da empresa estudada.
•
Manutenção Autônoma: As etapas de aplicação do plano de ação proposto são fundamentadas nos 7 passos característicos de um programa de implantação de manutenção autônoma.
Manutenção autônoma
A manutenção autônoma é um dos 8 pilares de sustentação da Manutenção
Produtiva Total - TPM (Nakajima, 1989), pode ser