manutençao em motores eletricos
DAMEC – DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MECÂNICA
ENGENHARIA MECÂNICA
MANUTENÇÃO EM INSTALAÇÕES DE MÁQUINAS ELÉTRICAS
TRABALHO ACADÊMICO
CORNÉLIO PROCÓPIO
2013
MANUTENÇÃO EM INSTALAÇÕES DE MÁQUINAS ELÉTRICAS
CORNÉLIO PROCÓPIO
2013
1. INTRODUÇÃO
As instalações elétricas indústrias, se denominam como um dos campos mais importante de uma indústria, pois a mesma desempenha um papel fundamental de fornecer energia para o seu funcionamento. A maioria das grandes indústrias, principalmente as de fabricação de produtos, necessita de grande quantidade de energia para realizar o seu trabalho. Para receber estas elevadas quantidades de energia, é necessário que se faça uma preparação e adequação do ambiente o qual receberá a mesma. Contudo, existem recomendações e normas técnicas (ABNT) e NR-10 que estabelecem padrões para a utilização e consumo de pequenas e grandes quantidades de energia, trazendo para os consumidores mais segurança e qualidade no serviço.
É claro que toda instalação elétrica seja ela residencial ou industrial necessita de manutenção para que esteja operando com qualidade e segurança. Estas manutenções podem ser periódicas ou não, isto depende do tipo da instalação e de suas particularidades.
A manutenção elétrica é dividida em três partes: manutenção elétrica preventiva, manutenção elétrica preditiva e manutenção elétrica corretiva (planejada e não planejada). Muitas vezes, a manutenção preventiva elétrica faz uso da termográfica e de outras técnicas e tecnologias para identificar possíveis falhas nos sistemas elétricos de disjuntores, interruptores e painéis de equipamentos. No caso de ser detectada alguma avaria, os técnicos de manutenção podem tomar as devidas providências, como trocar peças, fiação, substituir pequenos componentes ou trocar o equipamento inteiro, se for o caso.
2. MANUTENÇÃO EM MOTORES ELÉTRICOS
Os motores