Administração
Com os Olhos no Céu
Introdução:
“Os céus proclamam a glória”, é o relato bíblico que nos aponta para os mistérios do universo. Esse espaço tem sido o objeto de estudos desde os tempos remotos. Muitos antes dos telescópios e instrumentos sofisticados surgirem, os povos antigos olhavam para os céus em busca de obterem respostas para as questões básicas da vida. A Bíblia relata que personagens somo Abraão,Jacó,Jó,Davi e outros foram atraídos pela beleza do cosmo e puderam expressar o “assombramento” que este espaço desconhecido e infinito lhes causara.
Todos os povos desenvolveram, ao observar o céu, um ou outro tipo de calendário, com a finalidade de medir o tempo e os fenômenos que a eles estavam ligados, como por exemplo as estações. Desse conhecimento, adquirido através da observação, surgiram as primeiras idéias de constelação, consequência dessa necessidade de acompanhar o movimento dos planetas. Podemos afirmar que dentro deste contexto surgia a astronomia, que etimologicamente significa “lei das estrelas”. Portanto a astronomia é uma das mais antigas ciências que ainda continua a causar um profundo impacto sobre nossa cultura. Nas últimas décadas grandes progressos foram feitos. Cem anos atrás, quase não se sabia da existência da nossa própria via Láctea. Hoje sabemos que muitos milhares de milhões de galáxias fazem parte de nosso universo.
Diante das questões colocadas e da comemoração do 400º aniversário da primeira observação astronômica através de um telescópio por Galileo Galilei, as cenas gloriosas desenhadas na tela dos Céus pelas mãos do criador serão o objetivo de estudo nas escolas da Associação Paulista Central no ano de 2009. Nosso objetivo é estimular o interesse da nossa comunidade escolar ao estudo de astronomia através do Projeto Gênesis: Com os Olhos no Céu.
Objetivo Final:
Aluno: Reconhecer por meio do estudo do cosmo a prova da existência do Criador inteligente, poderoso e organizado que estabeleceu leis com as