Manutenção de motores eletricos
1. Desmontagem do motor
* Fazer uma inspeção visual para detectar rachaduras e condição da carcaça, tampas, pés e eixo. * Retirar tampa defletora * Retirar o ventilador * Marcar o nº da Ordem de Serviço “OS” na carcaça do motor. * Marcar a posição da tampa dianteira e traseira do motor. * Retirar as tampas dianteira, traseira e eixo. * Marcar o nº da OS no rotor do eixo. * Verificar falhas nos enrolamentos do estator.
Nota: Quando não há falhas no enrolamento, o estator vai para manutenção. Se tiver falhas nos enrolamentos, o estator vai para a remoção da bobina (corte). * Manutenção da carcaça com os enrolamentos do estator Deve-se medir a Resistência de Isolamento quando não houver falhas nos enrolamentos, para estar em excelente estado de utilização o motor deve estar com um valor acima de 1000 (MΩ).
Para medir a resistência do isolamento é necessário o uso do Megôhmetro.
Devem-se juntar todos os terminais do motor e conectar no terminal positivo (+) do aparelho, e o terminal negativo (-) na carcaça do motor. Aplicar a tensão de ensaio durante um minuto e efetuar a medição de resistência de isolamento.
Nota: Se a resistência de isolamento for menor que 100MΩ é insatisfatório.
Na manutenção à carcaça com os enrolamentos do estator são levados para o lavador onde é feita a limpeza dos enrolamentos, depois de limpo são levados para estufa, onde é aquecido a uma temperatura 150°C permanecendo por 2 horas.
* Retirar os rolamentos do eixo. Utilizar o extrator de rolamentos ou prensa hidráulica para retirar os rolamentos, identificar o tipo de retentores e de rolamentos. * Anotar todos os dados através da placa de identificação do motor. Os dados que devem ser copiados são: dados da placa de identificação, números de ranhuras, números de bobinas, tipo de ligação, números de espiras de cada bobina, forma e dimensões de cada bobina,