manufatura de envelopes
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - DEP
Relatório sobre trabalho realizado dia 11 de Março de 2014
Introdução
Neste trabalho discutiremos sobre a confecção de envelopes de papel, feitos artesanalmente, de forma a expor os passos na produção, erros comuns e melhorias para a otimização da manufatura.
Materiais
Folhas de papel sulfite A4
Tesoura
Cola (Bastão ou Líquida)
Régua
Caneta
Envelope de molde
Cartão de molde
Cronômetro para medição de tempo da confecção
Instruções
A princípio foram escolhidas três equipes para realizar o trabalho. Chamaremos as Equipe 1 de Amarelo e a Equipes 2 e 3 de Verde, onde as três equipes continham 3 integrantes. Todas equipes receberam as mesmas instruções a respeito da confecção dos envelopes, sendo que nenhuma foi privilegiada, pois foram entregues às equipes os mesmos materiais e em mesma quantidade. Nenhuma equipe recebeu instruções específicas de como realizar a tarefa de confeccionar o envelope, apenas receberam os materiais necessários, ficando a critério da equipe sobre como construir os envelopes,como dividir as tarefas no grupo, como gerenciar as matéria-primas e manter-se dentro do tempo estimado.
Confecção
Todas as equipes dividiram o trabalho igualmente, cada integrante realizando apenas uma única tarefa, sendo que, o primeiro faria um contorno do molde no papel sulfite, o segundo, cortaria o molde e o deixaria pronto para montagem, o terceiro, colaria as pontas, confeccionaria e incluiria o conteúdo dentro do envelope.
Devido ao diferente gerenciamento da matéria-prima (escolha diferente do local de corte para os envelopes e conteúdos), a equipe Verde 1 conseguiu atingir um menor tempo de construção do produto final.
As equipes Verde, fizeram seus moldes sendo sempre cautelosas, com a matéria-prima, cortando sempre apenas o necessário, assim evitando o desperdício. Já a equipe Amarela(1), efetuou o corte de forma aleatória, desperdiçando