Manuelzao E Miguilim Joao Guimaraes Rosa
Sobre a obra:
A presente obra é disponibilizada pela equipe Le Livros e seus diversos parceiros, com o objetivo de oferecer conteúdo para uso parcial em pesquisas e estudos acadêmicos, bem como o simples teste da qualidade da obra, com o fim exclusivo de compra futura.
É expressamente proibida e totalmente repudíavel a venda, aluguel, ou quaisquer uso comercial do presente conteúdo
Sobre nós:
O Le Livros e seus parceiros disponibilizam conteúdo de dominio publico e propriedade intelectual de forma totalmente gratuita, por acreditar que o conhecimento e a educação devem ser acessíveis e livres a toda e qualquer pessoa. Você pode encontrar mais obras em nosso site: LeLivros.link ou em qualquer um dos sites parceiros apresentados neste link.
"Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível."
João Guimarães Rosa
MANUELZÃO E MIGUILIM
(Corpo de baile)
Editora Nova Fronteira, 11ª edição, 2001
Capa: Victor Burton
Ilustrações: Poty
ISBN 978-85-209-1177-8
Digitalização: SCS
Orelhas do livro
As duas novelas que compõem este livro faziam parte de Corpo de baile, livro de João
Guimarães Rosa que, em sua 3ª edição, foi dividido em três volumes independentes:
Manuelzão e Miguilim, No Urubuquaquá, no Pinhém e Noites do sertão.
A primeira delas, "Campo Geral", conta a estória de "um certo Miguilim" que "morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, muito longe daqui", no Mutúm, no meio dos
Campos Gerais. A novela retrata seu mundo infantil, povoado de entes e palavras, ainda sem a rigidez de um universo sistemático, onde, a cada dia, ele tenta entender a vida ("Dito, como é que a gente sabe certo como não deve de fazer alguma coisa, mesmo os outros não estando vendo?"), com a ajuda dos brinquedos inventados, dos bichos, das outras crianças, dos adultos e, sobretudo, das estórias que inventa.
A segunda, "Uma estória de amor", narra os