Análise do livro corpo de baile
O objetivo deste trabalho é descrever, analisar e comparar um conto e dois romances do livro Corpo de Baile de João Guimarães Rosa. São eles: Campo Geral, Uma Estória de Amor e A Estória de Lélio e Lina; os dois primeiros no volume intitulado Manuelzão e Miguilim e o segundo em No Urubuquaquá, no Pinhém.
Devido à brevidade deste trabalho, serão mencionados os acontecimentos de maior relevância em cada romance e conto. Serão discutidos aspectos gerais, em comum, nos três textos citados: o encantado, a família e o trabalho. Comentários serão tecidos com o propósito de ressaltar diferenças e semelhanças em cada texto analisado.
Por motivo de organização, os capítulos foram divididos de acordo com o texto a ser analisado, portanto o romance Campo Geral será discutido no capítulo I, Uma Estória de Amor no capítulo II, e A Estória de Lélio e Lina no capítulo III.
Por fim, as conclusões sobre o estudo serão feitas em um capítulo à parte. Este mesmo capítulo será reservado às comparações.
Capítulo I
Na primeira novela, Campo Geral, somos convidados à entrar num recanto onde a civilização ainda não chegou. Através de um narrador muito próximo, tanto que às vezes é confundido com a própria personagem, é narrada a história de um menino de oito anos, chamado Miguilim.
Quando completou sete anos, pela primeira vez saiu do Mutúm, para ser crismado. No caminho encontra uma pessoa que diz conhecer o Mutúm, esta pessoa achava o lugar muito bonito. Miguilim, então, retorna contente e vai contar a novidade à mãe, que vive infeliz no lugar, sonhando conhecer o que há por detrás das montanhas.
Neste lugar, o Mutúm, onde Miguilim vive com seu pai, sua mãe, seus irmãos, tia-avó e agregados; desde o começo a família é apresentada de maneira setorizada, o que explicaria a situação provisória em que o protagonista vive. O chefe da família é Nhô Béro, pai de