Manual Final PT1
Instituto Médio Politécnico “Alda Lara”
PT – PROJECTO TECNOLOGICO
Versão1.0
2
Capítulo I
3
Diretrizes para a elaboração de um trabalho científico
Este capítulo visa tecer considerações sobre as exigências metodológicas da elaboração do trabalho científico e apresentar directrizes para sua composição. Como as considerações e directrizes são bastante práticas e gerais, aplicam–se a todo trabalho de natureza teórica, científica ou filosófica que deve ser elaborado de acordo com as directrizes impostas ao trabalho científico. Na área do pensamento e da expressão filosófica e científica, certas exigências de organização prévia e de metodologia de execução se impõem. Já não se pode conceber, a não ser depois de amadurecido o raciocínio, a elaboração de um trabalho científico ao sabor da inspiração intuitiva e espontânea, sem obediência a um plano e aplicação de um método.
No caso da formação academica, essas exigências garantem bom êxito na aprendizagem e proporcionam tirocínio necessário para o amadurecimento intelectual. Ao lado, pois, da iniciação teórica e histórica à filosofia e à ciência, há a iniciação metodológica à criação e expressão.
A preparação metódica e planejada de um trabalho científico supõe uma sequência de momentos, compreendendo as seguintes etapas:
1. Determinação do tema – problema do trabalho;
2. Levantamento da bibliografia referente a esse tema;
3. Leitura e documentação dessa bibliografia após seleção;
4. Construção lógica do trabalho;
5. Redação do texto.
1.
As etapas da elaboração
1.1 Determinação do tema - problema - tese do trabalho
Nesta primeira etapa, escolhe-se e determina–se o assunto sobre o qual versará o trabalho. Ainda quando o tema é proposto pelo professor, cabe ao aluno delimitar, com precisão, mas, ainda que isto seja freqüente, é necessário que o aluno inicie seu trabalho de posse de um tema bem definido.
Mais do que o objecto em si do trabalho, é importante a perspectiva sobre a qual é