Manual do Pastor e da Igreja
BACHARELADO EM TEOLOGIA
CÉSAR FEDRI
MANUAL DO PASTOR E DA IGREJA
CURITIBA
2015
MARTINS, Jaziel G. Manual do pastor e da igreja. Curitiba: A.D. Santos, 2002.
A obra a ser resenhada contém 12 capítulos e 373 páginas, de autoria de Jaziel Guerreiro Martins, o mesmo é graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná, mestre em Teologia pela Universidade de Birmingham, Inglaterra, e é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor de Teologia desde 1987 leciona nas áreas de Teologia, História Eclesiástica, Novo Testamento e História das Religiões. É o digníssimo reitor da Faculdade Teológica Batista do Paraná, onde atuou com coordenador acadêmico e vice-diretor por 9 anos. Escritor de várias obras e artigos teológicos. É casado com Cleise Loqueta Martins. Pai de Hadassa, Alana, Heyleen e Helyene.
Sem dúvida, essa obra é tudo que um pastor ou líder precisa saber para melhor organizar, administrar e conduzir uma Igreja. Nela, o autor expõe um conteúdo extenso e relevante da prática pastoral, bem como, vários modelos de esboços de pregações como, cerimónia fúnebre, aniversário de 15 anos entre outros temas. Jesiel apresenta também modelos de estatutos, regimentos internos e até modelos de orçamentos.
No primeiro capítulo o autor trata da parte mais teórica do ministério cristão, trazendo uma definição do termo Igreja no Novo Testamento, que vem da palavra ekklesia que em termos prático significa chamar para fora. Segundo ele na época de Jesus esse termo era usado para convocar uma assembléia a fim de debater assuntos de interesses públicos. Nos dias atuais poderíamos dizer que era a mesma coisa que uma reunião de condômino. No Novo Testamento ekklesia tem quase a mesma conotação. Todavia, com ênfase religiosa, pois a convocação era feita por Deus.
Ainda nessa primeira parte o livro mostra os nomes bíblicos usados para ela, como por exemplo; corpo de Cristo, algo místico cuja