Resumo Do Guia De Secretaria
Secretário: Layrton Marinho Fernandes
IASD de Alvorada IV
A Importância do Cargo
A secretaria da igreja pode ser composta por uma ou mais secretários dependendo da estrutura e necessidade da igreja.
O secretário deve assessorar os pastores no desempenho de suas funções, gerenciando as informações, auxiliando na execução de tarefas administrativas e nas tomadas de decisões em reuniões de comissão. Deve controlar o registro de membros, documentos e correspondências da igreja e pode cuidar da agenda de eventos local. De acordo com o Guia para secretaria da igreja, o secretário deve cumprir basicamente quatro atividades: administrar, registrar, conservar e informar.
Administrar
O secretário da igreja faz parte da Comissão da Igreja e também da Subcomissão Administrativa, que é composta pelo pastor, ancião, secretário e tesoureiro. O secretário participa de todas as comissões para as quais for nomeado. Exemplo: Em algumas igrejas poderia ser nomeada uma Subcomissão Administrativa, que é presidida pelo pastor distrital ou, a seu pedido, por um ancião, a qual terá algumas funções. (Manual da Igreja, pág. 91.).
1. Acompanha a execução dos votos da Comissão da Igreja.
2. Analisa os planos e metas da igreja local – Evangelismo.
3. Estuda os projetos de construção e reforma.
4. Verificam outros os itens relevantes para a administração da igreja.
5. Cabe ao secretário, em conjunto com o pastor ou o ancião que vai presidir a Comissão da Igreja, elaborar e organizar, com antecedência, a agenda que deverá ser tratada.
Registrar
Os registros que o secretário deve fazer têm dois propósitos: Primeiro, registrar claramente as decisões tomadas pelas comissões para serem comunicadas às pessoas envolvidas. Segundo, conservar tais registros arquivados para o futuro e como história da igreja.
O secretário cuida da redação das atas, dos livros que contêm os nomes de todos os membros, do movimento de entrada e saída de membros e de todas as atividades