PROTOCOLO ARPrev2
3488 palavras
14 páginas
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINAROBERTO CARLOS KÜHL E Diego pereira
trabalho sobre protocolop arp e roteamento
Palhoça, Maio/2014
1. PROTOCOLO ARP
1.1. Introdução
AddressResolutionProtocol ou ARP é um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de enlace (Ethernet, por exemplo) a partir do endereço da camada de rede (como um endereço IP). O emissor difunde em broadcast um pacote ARP contendo o endereço IP de outro host e espera uma resposta com um endereço MAC respectivo. Cada máquina mantém uma tabela de resolução em cache para reduzir a latência e carga na rede. O ARP permite que o endereço IP seja independente do endereço Ethernet, mas apenas funciona se todos os hosts o suportarem.
O ARP foi implementado em vários tipos de redes; não é um protocolo restrito a redes IP ou Ethernet e pode ser utilizado para resolver endereços de diferentes protocolos de rede. Porém devido a prevalência de redes IPv4 e Ethernet, ARP é utilizado primordialmente para traduzir Endereço IP para Endereço MAC. Também é utilizado em outras tecnologias de IP sobre LAN, como Token Ring, FDDI ou IEEE 802.11, e para redes IP sobre ATM.
No protocolo IP de próxima geração, IPv6, a funcionalidade do ARP é provida pelo Neighbor Discovery Protocol (NDP).
A alternativa para as máquinas que não suportem ARP é um pré-mapeamento (estático) dos endereços.
Ao processo inverso dá-se o nome de RARP (Reverse ARP).
1.2. Funcionamento
Consiste no envio de um frame em broadcasting com endereço IP do destino, o qual responde com um datagrama contendo o seu endereço IP e o endereço físico. A máquina que gerou o broadcasting passa a usar o endereço físico do destino para enviar seus datagramas.
Figura 1 - o host envia o pacote para todos os hosts
O host A, cujo endereço IP é IA e endereço físico PA, deseja enviar dados ao host B, cujo IP é IB, porém de endereço físico desconhecido. O host A envia um datagrama especial em broadcast.
Figura 2 - Somente o host B