Manual de webização de empresas
A webização de uma empresa tem como pontes fortes :
a possibilidade de transferir para sistemas de baixo custo as comunicações com clientes, dentro disto destacam-se:
- o uso de e-mails para envio de documentos de toda a espécie p.e. projectos/propostas e em tempo real.
- a assistência pós-venda através da publicação online de manuais de equipamentos, regras de funcionamento, informação sobre resolução de problemas simples, tudo sem custo de pessoal e numa base 24/7/365.
- a promoção de serviço e produto a custo de “todos custam tanto como um” (newsletter p.e.)
- a possibilidade de fazer chamadas VoIP e video conferência sem custo atribuível por chamada e sem limitação de tempo.
- a possibilidade de dar informação completa de forma uniforme (não dependente de factor humano) ao grupo-alvo e para além deste, fazendo efectiva prospecção a baixo preço.
A possibilidade de ter um “rosto” através do site, com informação sobre a empresa e produto, sem barreiras de espaço ou tempo, com informação direccionada e costumizável, de tal forma que podemos dar essa costumização a qualquer potencial cliente sem custo adicional (mais uma vez o: “para todos custa tanto como para um”).
A inter ligação de sistemas de informação, trocando automaticamente informação sem necessidade de intervenção humana. P.e. envio automático de: resultados, encomendas, marcação de actos de serviço ou assistência, e ainda levando essa informação directamente a quem tem de lhe dar seguimento dentro da empresa ou cliente, sem intervenção humana. Tracing de localização do estado de um pedido ou da sua logistica.
Como pontos fracos:
A webização raramente substitui a venda directa “over the counter” em que o “feel” do produto é indispensável. (... problema grave no cibersexo!!! ... LOL)
A negociação por meios electrónicos automáticos é rigida, na maior parte das vezes é necessário um complemente de comunicação humano, mesmo que seja via internet tipo VoIP