Manual de suplementos- carboidratos
SUPLEMENTOS
SUMÁRIO
1. CARBOIDRATOS
CARBOIDRATOS
Definição:
Macronutrientes compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio, de fórmula geral (CH2O)n.
Podem ser quimicamente classificados como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, pela molécula original ou produtos da sua hidrólise.
São também classificados de acordo com o tamanho da molécula, como açúcares, oligossacarídeos e polissacarídeos. (1)
Objetivos:
Sua ingestão correta visa a recuperação muscular, manutenção do sistema imunológico, equilíbrio do sistema endócrino e melhora do desempenho desportivo. (1)
Necessidades:
O fornecimento de carboidratos nos períodos pré, durante e pós-exercício garante o suprimento necessário de energia a partir da ressíntese de moléculas de ATP. (1)
Tipos:
1. Carboidratos em Gel
2. Carboidratos em Pó
3. Carboidratos em Barra
Quantidade:
Segundo a SBME (2009), a ingestão de carboidratos correspondente a 60 a 70% do aporte calórico diário atende à demanda de um treinamento esportivo; (2)
A ingestão imediatamente antes do exercício é desaconselhável, para evitar desconfortos gastrintestinais.
Deve-se atentar no caso de pessoas diabéticas. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
A literatura mostra que a suplementação de carboidratos durante o treinamento aeróbico é um importante retardador da fadiga; (3)
A ingestão de carboidratos durante atividades prolongadas, acima de uma hora, melhora o desempenho e pode retardar a fadiga nas modalidades esportivas que envolvem exercícios intermitentes e de alta intensidade; A ingestão de carboidratos previne a queda da glicemia após duas horas de exercício; (2)
A ingestão adicional de carboidrato pode assegurar os estoques máximos de glicogênio muscular e hepático. Eles podem ser ingeridos na forma líquida ou sólida nos
15 minutos que antecedem o exercício. (4)
É importante ressaltar que as reservas de glicogênio e a taxa de glicemia sustentam o exercício por