Manual de normas e procedimentos
Todos os gestores têm as suas perguntas favoritas para candidatos a empregos, das mais banais às bizarras. Mas o que as respostas a essas perguntas realmente dizem sobre o seu entrevistado? Todas as perguntas da entrevista de emprego devem ser preparadas para descobrir se o candidato pode realizar o trabalho, como ele reage sob pressão e como eles se encaixará na equipe. Em geral, elas podem ser agrupadas em três tipos: perguntas padrão, perguntas investigativas e perguntas ruins. Perguntas padrão Elas são clichês nas entrevistas de trabalho e seus candidatos provavelmente terão algumas respostas previamente preparadas. No entanto, isso não significa que elas não devem ser feitas, pois são uma maneira eficaz de comparar os candidatos entre si. Por exemplo: O que atraiu você neste cargo? – Isso indicará quanta pesquisa eles fizeram sobre o cargo e a empresa. Você quer alguém que tenha uma ideia clara do que o cargo compreende e por que essa pessoa seria adequada para o cargo. Quais são as suas principais motivações? – Eles procuram desenvolver suas habilidades na sua empresa ou gostam muito do setor em que a sua empresa atua?
Quais são os seus principais pontos fortes e fracos? — É sempre bom descobrir em que os candidatos se consideram particularmente bons. Portanto, você pode pedir que eles se estendam sobre cada área e definir como isso os ajudaria a ter sucesso no cargo. Ao ouvir os seus pontos fracos, pergunte que providências eles tomaram para tentar superá-los.
Perguntas investigativas
Além de perguntas técnicas sobre o cargo, você vai querer saber um pouco mais sobre o tipo de funcionário que o candidato é e sobre a experiência que eles adquiriram. Entre essas perguntas podem estar as seguintes:
Com que estilos de gestão você trabalha melhor? – Esses estilos estão de acordo com o tipo de gestão que eles podem encontrar se forem aprovados para o cargo?
Com que tipo de pessoa