Manual de normas de segurança e uso do laboratótio químico
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE
Técnico em Química Industrial – Noturno/QI-33
Laboratorista de Analises Químicas
Disciplina: Química Inorgânica
Professora: Kenia Francisca Barbosa
Aluno: Walter Luiz Curado de Campos - 466359
MANUAL DE NORMAS DE SEGURANÇA E USO DO LABORATÓTIO QUÍMICO
Comente 05 normas das 33 normas apresentadas.
01 Usar Jaleco ou Avental e os EPI adequados, corretamente.
O uso destes acima é essencial para que possamos realizar nosso trabalho dentro do laboratório com qualidade e segurança, pois estamos evitando que os experimentos realizados se contaminem com alguma coisa que nossas vestimentas, pele das mãos e ar expelido dos pulmões possam ter trazido do ambiente externo para dentro do laboratório e que possa ser introduzido em alguma vidraria ou equipamento de analise, interferindo na qualidade e padronização dos experimentos e analises laboratoriais.
È essencial o uso destes, principalmente para a nossa segurança, pois muitos reagentes, equipamentos, experimentos e analises são nocivas para nosso corpo e saúde. Tendo o Jaleco, Avental e EPI como uma barreira entre o perigo do cotidiano do laboratório e a fragilidade do nosso corpo e nossa saúde.
02 Para testar produtos químicos, use aparelhos e métodos adequados.
Este item está relacionado também com a qualidade e segurança. Temos que usar os reagentes e realizar experimentos e analises em vidrarias, aparelhos e métodos compatíveis entre si.
04 Manter o local de trabalho limpo e organizado.
A higiene e organização de nosso ambiente de trabalho são muito importantes para que possamos realizar nossas atividades com uma repetibilidade na padronização.
05 Leia com bastante atenção os rótulos dos reagentes que irá utilizar.
Não podemos realizar experimentos e analises em intervalos de tempo menor que o adotado, pois podemos confundir os reagentes e a compatibilidade das vidrarias, aparelhos e métodos usados. Colocando em risco nossa