MANUAL DE LIMPEZA HOSPITALAR
LIMPEZA
INTRODUÇÃO
A higiene e a ordem são elementos que concorrem decisivamente para a sensação de bem-estar, segurança e conforto dos profissionais, pacientes e familiares.
O serviço de limpeza tem particular importância no Controle das Infecções, por garantir a limpeza e desinfecção de áreas hospitalares.
O aparecimento de infecções no ambiente hospitalar pode estar relacionado ao uso de técnicas de limpezas inadequadas, descontaminação de superfícies e de artigos hospitalares incorretos e manuseio do lixo hospitalar sem proteção adequada.
Devido ao uso incorreto das práticas e rotinas de trabalho se faz necessário estabelecer o aperfeiçoamento de técnicas eficazes de controle e prevenção às infecções hospitalares que vão gerar garantias de proteção ao trabalhador durante a execução de suas tartefas.
Este manual tem por objetivo orientar quanto aos tipos de limpeza e desinfecção nesta Instituição.
SERVIÇO DE LIMPEZA
A- Os funcionários de limpeza devem: manter perfeita higiene pessoal (banho diário, cabelos limpos, penteados e presos, unhas limpas e aparadas); usar uniforme limpo; usar equipamento de proteção individual (EPI) quando recomendado; lavar as mãos com água e sabão após o uso do sanitário, antes da alimentação, ao iniciar e terminar as atividades. Lavagem das mãos
A lavagem das mãos sempre foi o ponto chave do controle de infecções. A lavagem simples das mãos é o procedimento individual mais importante na prevenção das infecções hospitalares, 80% das infecções hospitalares podem ser evitadas através da correta lavagem das mãos. Deve ser realizada após os procedimentos de limpeza.
Técnica de Lavagem Correta das Mãos:
Retirar anéis, pulseiras e relógios.
Abrir a torneira.
Molhar as mãos e aplicar o sabão de preferência líquido.
Lavar todas as superfícies, o dorso, a região palmar, entre os dedos e ao redor das unhas. Para completar: lavar os