a guerrilha de araguaia
A Guerrilha do Araguaia
A guerrilha do Araguaia ocorreu no início da década de 70, e aconteceu nas proximidades do rio Araguaia, entre os estados do Pará, Maranhão e Tocantins. A “Guerrilha do Araguaia” foi organizada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B).
(Camilla)
Desfecho Da Guerrilha do Araguaia
A guerrilha resistiu por quase dois anos às investidas do Exército, que encerrou o conflito na região do Araguaia, em dezembro de 1973, depois da aniquilação da Comissão Militar.
(Suellen)
Tortura na Ditadura Militar
O período conhecido como Ditadura Militar durou de 1964 a 1985. Os torturadores brasileiros eram em sua grande maioria militares das forças armadas, em especial do exército. Os principais centros de tortura no Brasil, nesta época, eram os DOI/CODI, órgãos militares de defesa interna.
(Camilla)
Que partido político estava envolvido e quais seus objetivos Araguaia A “Guerrilha do Araguaia” foi organizada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B).O partido tinha o objetivo de obter apoio popular e enfrentar a ditadura a partir das zonas rurais, dominar o Estado e organizar uma revolução
(Barbaraa)
DESFECHO DA DITADURA MILITAR A ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, com o "milagre brasileiro", no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação, torturava e exilava dissidentes. Na década de 1980, assim como outros regimes militares latino-americanos, a ditadura brasileira entrou em decadência e o governo não conseguia mais estimular a economia e diminuir a inflação crônica, o que deu impulso ao movimento pró-democracia. O governo aprovou uma Lei de Anistia para os crimes políticos cometidos pelo e contra o regime, as restrições às liberdades civis foram relaxadas e, então, eleições presidenciais foram realizadas em 1984, com candidatos civis. Desde a aprovação da Constituição de 1988, o Brasil voltou à democracia.
(Jackellynne)
Que Orgãos realizavam as