MANUAL DE INVENTÁRIO
1 - INTRODUÇÃO
O inventário é o processo de contagem unitária dos itens de revenda existentes no estoque das lojas e centros de distribuição. Através do resultado desta contagem obtém-se a posição real do nosso estoque, unitário e financeiro, e o valor das perdas de estoque, a partir da diferença entre o estoque apurado fisicamente e o estoque existente no Sistema de Mercadorias C&C.
Além de ser uma exigência fiscal, o inventário físico de mercadorias é um indicador da situação da Empresa, e por isso, é necessário extremo rigor na sua realização e nas atividades de pré-inventário.
2 - CONCEITO
A princípio, os inventários serão realizados anualmente em todas as lojas e depósitos, em datas determinadas e aprovadas pela Diretoria da C&C, divulgadas antecipadamente à Gerências das Lojas, Depósitos, Equipe de Inventário, CPD e Contabilidade.
A execução dos inventários é de responsabilidade da Equipe de Inventário, já a sua coordenação deve ficar a cargo do Gerente Geral e do Gerente Administrativo das Lojas e Centros de Distribuição.
3 - OBJETIVO
Este manual visa estabelecer os procedimentos, descritos detalhadamente, para a execução de inventário físico das mercadorias existentes nas lojas e depósitos, desde a preparação dos locais, determinando as responsabilidades, para que o processo de contagem ocorra de forma ágil e segura, com garantia de um bom resultado.
4 - APLICAÇÃO
Equipe de Inventário, Gerência Geral e Administrativa das Lojas e CD Guarulhos e CD Rio, Promotores de Venda, Vendedores, Repositores e Operadores Comerciais.
5 - PRÉ-INVENTÁRIO
São todas as atividades do dia-a-dia que podem interferir no resultado do inventário, e o bom resultado, que depende da rapidez do processo, está diretamente relacionado com as atividades da loja.
5.1 – PREVENÇÃO DE PERDAS
Seguir criteriosamente todas as diretrizes da Coordenação de Prevenção de Perdas, com cuidados especiais