Inventario de equipamentos medicos uti hospital Regional
Jéssica Fernandes dos Santos
Orientador (a): Prof.ªTânia maria Gomes Voronkoff Carnaúba
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
UNCISAL
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Objetivos
3. Material e Método
4. Cronograma
5. Considerações finais
6. Referências
1. Introdução
Este presente trabalho discorrerá sobre o Inventario de equipamentos médicos Hospitalares da UTI do regional, com estudo de caso no Hospital Regional de Arapiraca, a importância desta proposta é justificada com as altas despesas que os estabelecimentos assistenciais em saúde enfrentam em consequência da ausência do Inventario atualizado. Os principais problemas encontrados foram os de aquisição de informação. O objetivo deste é desenvolver um manual dos equipamentos do setor da UTI, cataloga-los por marcas e modelos. Segundo Hilário Franco, o Inventário pode ser definido como "descrição analítica e específica de todos os elementos patrimoniais". Como instrumento analítico, o inventário discrimina analiticamente todos os bens patrimoniais e como instrumento específico, visa cada espécie destes bens.
O conhecimento da quantidade e da qualidade dos equipamentos (de infraestrutura, apoio e aplicação direta ao paciente) existentes é de fundamental importância para a estruturação de um departamento de manutenção. Embora exista uma tendência de se atribuir pouca importância à realização de um inventário, é recomendável aproveitar essa oportunidade para a obtenção de dados que serão muito úteis na elaboração da proposta de implantação e gerenciamento do departamento ou grupo de manutenção.
A obtenção dos dados para o inventário é uma tarefa relativamente simples, embora em muitos casos demorada, dependendo do parque de equipamentos instalados. O maior problema a ser enfrentado é o