Manual de Identidade Visual da UnB
Administração Pro Tempore
Roberto Armando Ramos de Aguiar
Reitor
José Carlos Balthazar
Vice-reitor
João Carlos Teatini de Sousa Clímaco
Decano de Administração
Doris de Jesus Naves
Decana de Assuntos Comunitários
Alexandre Bernardino Costa
Decano de Extensão
Marco Amato
Decano de Pesquisa e Pós-graduação
Márcia Abrahão Moura
Decana de Ensino de Graduação
Luiz Gonzaga Motta
Secretário de Comunicação
manual de identidade visual
1ª edição
agradecimentos
Aos professores e funcionários da UnB que, de alguma maneira, contribuíram para este projeto, em especial ao Grupo de Trabalho de Identidade Visual, formado em 2001 por servidores e professores da UnB, cujo objetivo era construir um manual de identidade. Os relatórios do GT de Identidade Visual foram importantes fontes de pesquisa para o desenvolvimento do projeto.
À Gustavo Ferreira (MA, Type&Media, Royal Academy of Arts, Holanda), designer das Fontes UnB, cuja expertise imprime um caráter de pioneirismo para este projeto.
Ao professor Pedro Rezende (PhD, Ciência da Computação, Universidade de
Brasília) e Dave Crossland (MA, Typeface Design, University of Reading, Inglaterra) cujos conhecimentos foram de extrema relevância para o licenciamento do software livre que faz parte deste projeto.
Universidade de Brasília | Manual de Identidade Visual
apresentação
A marca é a mística
A identidade de uma corporação se faz com ações. Ao longo do tempo, o conjunto das ações vai, gradualmente, construindo uma imagem pública da instituição na memória dos usuários e população. Entretanto, por mais consolidada que essas ações estejam no imaginário coletivo, elas necessitam uma referência simbólica, uma ancoragem que cristalize o imaginário da instituição. Essa referência é a marca, representação que assume uma figuração visual e se transforma numa evocação pública da organização.
A marca da Universidade de Brasília é a referência