MANUAL DE CONTAS A PAGAR
MANUAL DO COLABORADOR
O B J E T I V O
Este manual tem o breve objetivo de evidenciar as qualidades principais de um programa eficaz de cobrança.
O Gestor de Contas à Receber possui uma enorme responsabilidade para com o Sistema de Cobrança, visto que o fluxo de caixa, a disposição financeira e o bom andamento dos Empreendimentos, está diretamente relacionado com os recebíveis das Associações.
O Processo de Cobrança não deve ser simplesmente um sistema de recuperação de dinheiro, ele tem de estar diretamente relacionado ao todo, pois o Empreendimento depende da Gestão incondicional e competente do Colaborador para que tenhamos um fluxo de caixa condizente com as necessidades da Obra, afim de que os objetivos e prazos sejam rigorosamente cumpridos.
Este Processo de Cobrança irá se utilizar de práticas diretas e objetivas, com o intuito maior de cobrar contas devedoras.
É certíssimo frizar que a inadimplência dos Associados / Adquirentes, põe em risco o cumprimento dos prazos de execução da Obra.
Utilizaremos os seguintes programas estratégicos de Cobrança:
Uma importantíssima observação deve ser feita neste momento: uma vez que tenhamos optado por uma determinada estratégica de Cobrança, jamais devemos regredir em seu nível de custo e eficácia, ou seja, a utilização dos estágios deve ser em numeral crescente.
Todo processo deve ser registrado em formulário próprio, afim de garantirmos as evidências e acompanhamento do Processo de Cobrança, pois é certo salientar que para o sucesso no Processo de Cobrança, devamos possuir um embasamento de dados concreto e confiável.
1) Programa de e mail.
Poderemos observar que a cobrança mais barata ( por e mail ) é a menos eficaz e portanto, a primeira à ser utilizada.
Segue abaixo o modelo de e mail à ser enviado aos Associados / Adquirentes.
, ........ de ......................... de 2.01 ..... .
Ao Sr (a) ( Nome do Adquirente inadimplente