manual da arte
1. Leia o trecho abaixo e responda ao que é solicitado:
Arte abstrata, construtivismo, concretos, neo-concretos, arte informal, cinética, ótica (...): os artistas agrupados aqui tocam todos estes movimentos em algum ponto sem, entretanto, pertencer a qualquer deles, pois, de certo modo, todos estes rótulos descrevem a busca por algo que estava no ar, mas não podia, ao mesmo tempo, ser nomeada – um novo espaço. A sensação de que este novo espaço representava algo volátil e dinâmico um ponto de mutação e não um sistema ou doutrina é confirmado pelo fato de vários artistas, cujo trabalho estava ligado de modo íntimo durante os anos 50 e 60, moveram-se, mais tarde em direções tão diferentes que estas divergências levantaram questões profundas sobre o desenvolvimento da arte. ( ADES, Dawn. Arte na América Latina: a era moderna, São Paulo: Cosac & Naify, 1997)
Esse texto de Dawn Ades diz respeito às tendências abstratas, algumas vezes geometrizantes, que marcaram parte da produção artística latino-americana e brasileira entre os anos 1950 e 1960. Indique os principais artistas brasileiros ligados às correntes mencionadas pela autora no parágrafo acima e comente as características mais relevantes do trabalho desses artistas.
2. A gravura é um dos meios pelos quais a arte moderna se firmou no Brasil com resultados plásticos de alta qualidade. Comente as características desse gênero artístico indicando artistas que se destacaram na gravura na primeira metade do século XX, apresentando, igualmente, os temas de sua predileção.
3. A produção de artistas viajantes foi muito importante para a formação da arte do século XIX no Brasil. Cite alguns artistas viajantes que estiveram no Brasil nesse período e descreva brevemente as