Manual cortador de isopor
ESCOLA DE ENGENHARIA
ENGENHARIA MECÂNICA
CORTADOR DE ISOPOR ELÉTRICO
Manual de Fabricação e Montagem
Jefferson
Rio Grande, outubro de 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O cortador de isopor elétrico é um dispositivo que serve para efetuar cortes lineares em poliestireno expandido (isopor) através de um fio metálico aquecido. Conforme é aplicada uma diferença de potencial nas extremidades desse fio metálico, é gerada uma corrente elétrica. Em função da resistência do fio metálico a energia elétrica que passa pelo fio metálico se transforma em energia térmica (efeito Joule) aquecendo-o.
Com o cortador é possível fazer figuras e sólidos geométricos de isopor, que por conter micro bolhas de gás, faz com que sua densidade permita a fusão e retração de uma pequena porção de material, deixando o fio livre do contato com o material base, desta maneira é formado uma caminho livre de corte que permite modelar o sólido geométrico desejado.
2. FUNCIONAMENTO
O cortador de isopor elétrico funciona com uma fonte transformadora, que recebe a tensão elétrica de 110V e a transforma, permitindo uma ajuste manual que vai de 0 a 30V.
Esta variação permite o controle da potência dissipada no fio inox na forma de calor, que ajusta-se conforme a densidade e a dimensão do material cortado e o procedimento de corte.
Por questões de segurança, a tensão entre os terminais do fio de inox não deve passar de 30V, para evitar que o operador leve choques.
Deve-se ter o cuidado para usar um fio de inox que seja resistente à temperatura e ao esforço do corte. Assim, recomenda-se um fio de 0,6 mm de diâmetro, ou superior, e que se tenha o cuidado de não realizar dobras no fio, pois gera pontos de fragilidade para romper com o aquecimento.
3. CORTADOR DE ISOPOR
Figura 1 – Visão geral do cortador
4. COMPONENTES DO CORTADOR
Figura 2 – Componentes do cortador e vista explodida
5. RECURSOS NECESSÁRIOS PARA