Resumo de Materiais para Base de Maquete
FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – FCT.
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO.
1º SEMESTRE – TURNO MATUTINO.
EUNICE PITA
IVIIS LIMA
LAILA BITTENCOURT
PEDRO NEVES
RELATÓRIO DE PESQUISA MATERIAIS PARA MAQUETES
EQUIPE A – BASE E PAVIMENTAÇÃO
Lauro de Freitas
2014
EUNICE PITA
RELATÓRIO DE PESQUISA MATERIAIS PARA MAQUETES
EQUIPE A – BASE E PAVIMENTAÇÃO
Relatório do trabalho, pesquisa de materiais para confecção de maquetes e as mais adequadas formas de manuseio, referente à base e pavimentação. Disciplina de Maquete I.
Orientadora: Prof.ª Maria Estela.
Lauro de Freitas
2014
Sumário
Introdução Em áreas como Arquitetura, Design, Engenharia e similares, são frequentes as utilizações de maquetes como forma de demonstração do projeto em escala reduzida. O conteúdo a seguir esta fundamentado em materiais que podem ser utilizados na confecção de etapas de base e pavimentação de maquetes.Abrange também características, vantagens, desvantagens e melhor forma de manuseio e aplicação conforme o objetivo de quem esta produzindo.
Base
A base é o plano inferior da maquete que serve de apoio, fundamento ou pedestal. Sendo a base o princípio da confecção da maquete e deve ser escolhida de acordo com as necessidades do projeto. Na montagem da maquete todas as demais partes ficam sobrepostas na base. Esta base pode ser parte da maquete, como um terreno ajardinado, por exemplo, ou pode servir apenas estrutura para a mesma, desta forma será pintada ou revestida em cor neutra apenas para compor o conjunto. A base deve ser firme e, de preferência, não muito pesada a fim de facilitar o transporte.
Madeiras
Balsa
É um material considerado resistente, de rápido crescimento, suavidade e leveza, sua densidade varia entre 100 e 200 kg/m². Sua maior limitação é a largura que não excede 15 cm, sendo ideal pra