Manual Colaborador Lava Car
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: terciário
Ramo de Atividade: prestação de serviço
Tipo de Negócio: serviço de limpeza em automóveis
Produtos ofertados: lavagem interna e externa de carros de passeio, motos, utilitários, etc.
Investimento inicial: R$ 12 mil
Área mínima: 100 m²
Definição do objetivo do manual
Apresentação:
Agora você faz parte da família nome de empresa. É muito importante que conheça a nossa empresa, que se sinta integrado e feliz entre nós. Seja bem vindo à nossa organização. Esperamos que você vista nossa camisa e fortaleça ainda mais a nossa equipe.
RESPONSAVEIS PELA PREPARAÇAO/DISTRIBUIÇÃO
Para começar, dois funcionários trabalhando com o dono são suficientes: enquanto o proprietário do negócio cuida do atendimento aos clientes, um colaborador lava e outro dá o acabamento. Quando for necessário ampliar tal estrutura, a divisão de tarefas deve ser a mesma.
A seleção e o treinamento dos colaboradores é fator que determinará o sucesso do negócio. Como são raros os cursos específicos para funcionários de lava-rápido, vale a pena procurar profissionais com alguma vivência de mercado.
Empresários do ramo sugerem ainda que sejam contratados colaboradores que residam perto da empresa, e por indicação. Responsabilidade e confiança são fundamentais quando se trata de um bem alheio.
Como os funcionários de lava - rápidos estão submetidos a determinadas condições de insalubridade, é essencial que a empresa obedeça às normas reguladoras do Ministério do Trabalho em relação à medicina ocupacional e à segurança.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES
Processo de trabalho
Assim como a empresa, a rotina de trabalho precisa ser organizada. O veículo que entra no estabelecimento deve ser devidamente registrado (horário em que chegou, se a pintura tinha algum risco, objetos e acessórios deixados no interior) e os preços dos procedimentos precisam estar à vista do cliente, detalhados.
Além disso, o empreendedor deve planejar a