Elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos para um Lava Jato
Elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos para um Lava Jato
Fernanda Kivia
Larissa Cortez
Natália Pereira
Ranieri Oliveira.
RESUMO
O presente artigo tem por finalidade o desenvolvimento de um Plano de Gerenciamento de
Resíduos (PGR) para o lava jato Wash Car localizado em Natal/RN. Tal projeto permite que todos os resíduos sólidos e líquidos gerados no estabelecimento recebam um acondicionamento, transporte, segregação, tratamento e destinação final adequados, ocasionando diversos benefícios tanto para o meio ambiente quanto para o proprietário. A partir do PGR foi elaborada uma ação para o tratamento e reciclagem dos efluentes provenientes dessa atividade que precisam ser tratados antes de serem lançados, diminuindo assim os impactos ambientais, possibilitando reinserção no processo e redução de custos.
Devido à preocupação com o meio ambiente, baseada nas limitações dos recursos naturais, foi possível o desenvolvimento dos programas de redução na fonte geradora, de reuso e reciclagem dos resíduos e de educação ambiental, para identificar soluções e atender os requisitos do Plano de Gerenciamento de Resíduos, visando adequá-lo à realidade da empresa.
Palavras-chave: Lava jato. Resíduos. Meio ambiente. PGR. Tratamento.
1. Introdução
A preocupação com o meio ambiente está em constante crescimento, dessa forma, a população tem passado a dar mais atenção para os resíduos gerados. Alguns empreendedores os veem como fonte de riquezas, e o seu gerenciamento como forma de redução de custos.
Essas oportunidades podem ser facilmente encontradas em um lava jato, o qual gera resíduos sólidos e, principalmente, líquidos. Caso esses não recebam o acondicionamento, transporte, tratamento e destinação corretos, causam riscos à natureza e saúde humana por apresentarem substâncias prejudiciais. Além dos ganhos ambientais e de saúde pública, essas medidas adotadas trazem benefícios financeiros para os proprietários dessas